Tecido Conjuntivo Propriamente Dito


Conheça um pouco mais sobre um dos tipos de tecidos que estudaremos nesta unidade e saiba sobre sua estrutura, suas células, suas características e funções.
Boa leitura!!



O tecido conjuntivo propriamente dito possui ampla distribuição pelo corpo humano, tendo como função: 
  • Sustentação de outros tecidos;
  • Preenchimento;
  • Amortecimento de choques mecânicos; 
  • Participação em cicatrizações; 
  • Atividades de defesa;
  • Responsável pela formação da camada derme da pele.

O tecido conjuntivo propriamente dito divide-se em: 
Frouxo -> que está presente em diversas partes do corpo funcionando como preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais; suporte e nutrição dos epitélios; envolvimento de nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização de tecidos lesados. 
Rico em substância intercelular amorfa e abundante em células. As principais células presentes são fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos e células adiposas; 
Denso -> tipo de tecido conjuntivo no qual há predominância de fibras colágenas (constituídas de proteína colágeno - apresentam grande resistência à tração e são inelásticas) sobre os outros componentes. 
Apresenta menos células, menos flexível e mais resistente. Pode ser subdividido em: Modelado - Regular -> apresenta feixes de colágenos orientados de acordo com uma organização fixa, as fibras orientam-se para oferecer o máximo de resistência as forças que atuam sobre o tecido, sendo encontrado nos tendões e ligamentos cartilaginosos e elásticos; 
Não modelado - Irregular -> As fibras de colágeno se dispõe em feixes arranjados sem orientação fixa, onde há certa resistência às trações exercidas em qualquer direção encontradas na derme, cápsula de órgãos (baço, rim, figado), cápsulas articulares bem como no pericárdio.

Introdução


Ao longo da 2ª Unidade, serão efetuadas publicações de estudos e pesquisas feitas sobre TECIDO CONJUNTIVO, TECIDO ÓSSEO e TECIDO CARTILAGINOSO. 
O primeiro a ser estudado será o TECIDO CONJUNTIVO.
Boa leitura!!!

Introdução ao Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo forma o arcabouço que sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. Caracterizam-se pela grande quantidade de material intracelular e pelo distanciamento das suas células e fibras.
As células que constituem esse tecidos possuem formas e funções bastante variadas. Trata-se, portanto, de um tecido com diversas especializações.
A substância intercelular ou intersticial dos tecidos conjuntivos preenche os espaços entre as células e apresenta-se constituída de duas porções: a substância amorfa e as fibras.

Substância intercelular amorfa, é constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. As fibras do tecido conjuntivo são de natureza proteica e se distribuem conforme o tipo de tecido. Na substância intercelular destacam-se os seguintes tipos de fibras:

Colágenas -> As fibras mais freqüentes do tecido conjuntivo; formadas pela proteína colágeno de alta resistência à tração - têm coloração esbranquiçada;
Elásticas -> fibras formadas fundamentalmente pela proteína elastina; dotadas de elasticidade, têm coloração amarelada;
Reticulares -> as fibras mais finas do tecido conjuntivo; são constituídas por uma proteína chamada reticulina, muito semelhante ao colágeno.

Classificação do tecido conjuntivo
Os elementos que constituem os tecidos conjuntivos - células e substâncias intercelulares - variam de acordo com as diversas modalidades desses tecidos. Considerando essa variação e, ainda, a função do tecido, pode-se classificar os tecidos conjuntivos da seguinte maneira:

- Tecido conjuntivo propriamente dito:
  • Frouxo
  • Denso

-Tecido adiposo
-Tecido cartilaginoso
-Tecido ósseo
-Tecido sanguíneo