Doenças Hereditárias do Tecido Conjuntivo


Aqui, postaremos algumas doenças que afetam o Tecido Conjuntivo, suas características e seu tratamento, caso haja. Acompanhe sempre as postagens e fique bem informado sempre. 
Boa leitura!



Há algumas doenças associadas a erro na síntese de colágeno. Por exemplo, a Síndrome de Ehlers-Danlos.

É uma doença hereditária caracterizada por hipermobilidade das articulações e hiperextensibilidade da pele, que é muito delgada. A sua incidência global é de 1 para 3.000.000 nascidos-vivos. Os tipos 1 e 2 desta doença são os mais frequentes na população (acima de 1 para 5.000 é considerado raro no Brasil).

Esses  indivíduos estão predispostos à morte súbita por rompimento dos grandes vasos sanguíneos ou do intestino grosso. 

Há várias formas dessa doença. Em algumas, o defeito molecular é conhecido. 
Nos indivíduos que tem variantes do tipo IV da doença, o defeito diz respeito à síntese e à estrutura do colágeno tipo III, que é um tipo associado à pele e aos vasos sanguíneos. A pele dos indivíduos afetados pode carecer de colágeno tipo III. Não há tratamento eficaz para essa doença.


Tratamento: Não há nenhuma cura conhecida e tratamento é de suporte.

Introdução - Doenças do Tecido Conjuntivo


Dado que o tecido conjuntivo está presente em todo o corpo, as suas doenças manifestam-se através de alterações no aparelho locomotor e noutros órgãos e sistemas.
Boa leitura!!!

Sabendo que a sua composição engloba células especializadas, que produzem vários tipos de fibras e substâncias intersticiais, o tecido conjuntivo constitui a matéria de suporte das várias estruturas orgânicas, para além de pertencer a várias estruturas articulares, como as paredes vasculares, as camadas profundas da pele, o revestimento de vários órgãos, entre outros, o tecido conjuntivo também participa na constituição dos ossos, do tecido muscular, da cartilagem e do tecido adiposo.
Como as doenças do tecido conjuntivo, na maioria dos casos caracterizadas por um processo inflamatório e degenerativo mais ou menos difuso, têm manifestações muito diferentes e as suas repercussões podem afetar vários órgãos e sistemas, a definição dos seus sinais e sintomas é muito complexa, pois por vezes são coincidentes com os do aparelho locomotor, já que os sinais e sintomas mais evidentes - os que motivam a consulta médica -, costumam corresponder ao aparecimento de dores nas articulações ou nos músculos, embora não sejam os únicos, nem os mais graves.
Embora a origem destas doenças não seja ainda exatamente conhecida, costumam ser problemas de índole auto-imune, em que o sistema imunitário, por motivos ainda desconhecidos para a ciência, ataca os elementos do próprio tecido conjuntivo. Este capítulo é, por isso, dedicado às várias doenças do tecido conjuntivo, consoante a localização do processo, a sua evolução e as suas repercussões.

Postaremos algumas das principais doenças do tecido conjuntivo. Acompanhe...