Conheça um pouco mais sobre um dos tipos de tecidos que estudaremos nesta unidade e saiba sobre sua estrutura, suas células, suas características e funções.
Boa leitura!!
O tecido conjuntivo propriamente dito possui ampla distribuição pelo corpo humano, tendo como função:
- Sustentação de outros tecidos;
- Preenchimento;
- Amortecimento de choques mecânicos;
- Participação em cicatrizações;
- Atividades de defesa;
- Responsável pela formação da camada derme da pele.
O tecido conjuntivo propriamente dito divide-se em:
Frouxo -> que está presente em diversas partes do corpo funcionando como preenchimento de espaços entre os órgãos viscerais; suporte e nutrição dos epitélios; envolvimento de nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e cicatrização de tecidos lesados.
Rico em substância intercelular amorfa e abundante em células. As principais células presentes são fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos e células adiposas;
Denso -> tipo de tecido conjuntivo no qual há predominância de fibras colágenas (constituídas de proteína colágeno - apresentam grande resistência à tração e são inelásticas) sobre os outros componentes.
Apresenta menos células, menos flexível e mais resistente. Pode ser subdividido em: Modelado - Regular -> apresenta feixes de colágenos orientados de acordo com uma organização fixa, as fibras orientam-se para oferecer o máximo de resistência as forças que atuam sobre o tecido, sendo encontrado nos tendões e ligamentos cartilaginosos e elásticos;





0 comentários:
Postar um comentário